Posts by Vdt

    Já lá vão uns anos desde que aqui vim...

    O Ogame continua igual, há cada vez mais opções e complexidade, o público alvo deste jogo já está quase na 3ª idade (exagero), há cada vez menos jogadores, e parece-me que os problemas de base estão por resolver.

    Posso estar enganado mas julgo que o principal problema está na definição de prioridades por parte da Gameforge.

    Arrisco a dizer que neste momento o investimento em MN até poderá ser superior em média por jogador, no entanto tenho sérias dúvidas que as "vendas" hoje sejam superiores ao que eram há meia dúzia de anos. A isso somam-se os custos, inflação, etc, e têm a big picture dos lucros e da rentabilidade atual.


    Existe um conceito chamado de utilidade marginal, e tenho sérias dúvidas que a utilidade marginal conseguida pela diversidade nas características dos uni's compense a perda no sentimento de experiência de jogo caso optassem por um sistema mais simples, mas deixo esta pergunta para especialistas que andem aqui e queiram responder.

    Cada uni novo que se abre acaba por repartir o número de jogadores por plataformas que não se cruzam, enquanto que se houvesse algo mais parecido com um sistema de níveis que permite subidas e descidas (num uni único com um só tipo de características), desviaria a atenção dos que estão em baixo para a MN que se compra pelos de cima - a sua liga seria outra, um nível 2 ou um nível 3 e o objetivo seria subir, ou seja, a sua atenção iria para os líderes da sua liga, não da overall. Isto poderia obrigar a um sistema para rearranjar conjuntos de galáxias cada vez que se termina uma liga (ou que se faz um update no sobe e desce das ligas) - para manter uma separação "física" entre as ligas, julgo que haverá formas de o fazer sem haver prejuízo aos vários jogadores - os que estão numa determinada liga continuam nas mesmas posições, só tem de haver espaço para os que entram, mantendo a sua estrutura de posicionamento com alguma margem de manobra e o mesmo para os que saem, assegurando a segurança dos membros das ligas que recebem os novos jogadores também. Isto é, a experiência de jogo iria ser essencialmente percebida com base numa determinada liga e não no conjunto global de cada uni.


    Relativamente à MN, a utilização de um só uni faria com que jogadores em vários unis investissem tudo num só uni e poderiam por isso investir menos no global.

    O sistema de proteção de jogadores fracos (a manter-se como no passado), está ultrapassado, o sistema de ligas seria perfeito para isto - acredito que no início houvesse menos alvos para os grandes, mas muitos mais no médio/longo prazo!!!

    Há 20 anos atrás, destruir uma lua era, no mínimo, complicado. As EDM eram caras para a produção diária e demoravam uma eternidade. Hoje em dia não, são relativamente rápidas e baratas para a produção diária. Como sugestão, não vejo porque não diminuir a probabilidade de destruição de lua - ao nível de MN até era um incentivo para quem gasta mais, gastar ainda mais para colmatar a dificuldade acrescida, ao mesmo tempo que confere proteção por igual a todos (sim, as luas dos que mais investem também estariam mais protegidas, mas na realidade já ninguém tenta, portanto, a diferença é sempre positiva no global)


    Tudo o que está acima até pode ser absurdo aos vossos olhos, não sei.

    A questão chave aqui é que quando a Gameforge colocar como prioridade a atração de novos jogadores e a sua retenção, depois encontrará um sistema de otimização das vendas sem prejuízo das anteriores a níveis extremos, como os que se verificam hoje.

    Enquanto assim não for, aconselho a olhar para a idade média dos jogadores atuais e questionarem-se quem é que vão ter a jogar daqui a um ano? Pessoalmente, não tenho conhecimento de nenhum miúdo entre os 16-22 (dos que vão ao café) que jogue ou tenha interesse no Ogame.

    Fica a ideia, mais uma no meio de um oceano desaproveitado.


    Abraço, bom jogo a todos.

    vdt