Abuso de Matéria Negra

Caros jogadores,

Queremos relembrar que contas que não possuam Matéria Negra comprada por gastar são apagadas, após o período de inactividade. Apenas contas com Matéria Negra, são movidas para o cemitério.

A vossa equipa do OGame
  • Boa tarde a todos, deixo aqui uma questão...
    Na vossa opinião existe um abuso de uso de matéria negra? Comecei a jogar Ogame no universo 7 já faz uns bons anos, parei e voltei agora. Estou a deparar com uma discrepância pontual ridícula, nos 2 universos que jogo atualmente. Os universos já não têm 9 galáxias apenas 5. Cada vez menos jogadores, acredito que um dos motivos seja desmotivação geral (Qual o intuito de jogar num universo novo que já sei à partida vai ser dominado por malta que vai investir dinheiro a serio?).

Entendo que os DEVs tenham de fazer dinheiro e não ponho isso em causa. Mas como alguém que gosta do jogo acho preocupante o rumo que leva hoje em dia, eu próprio já comprei matéria negra para me dar vantagem ( é para isso que ela serve) mas não gasto nem mais um cêntimo porque o valor que posso investir não chega nem perto do valor que alguns jogadores podem dar. Obviamente todos somos livres de fazer o que queremos com o nosso dinheiro, mas penso que o jogo está a levar um caminho insustentável. Vou falando com jogadores dentro e fora da minha aliança e a opinião é unanime. Será que deve existir algum tipo de limitação para o uso de MN? Eu pessoalmente posso investir 10€ se alguém investe 20€ não me faz diferença, mas se eu invisto 10€ e alguém 1000€ eu vou gastar o dinheiro em picanha porque no ogame não compensa. Jogadores que não podem investir essas quantidades NUNCA vão conseguir competir, quanto mais os jogadores que não gastam dinheiro que é a esmagadora maioria do leque de utilizadores. Agora pergunto o Ogame vai continuar sustentável? será que impor um limite de uso de MN semanal pode ajudar a mitigar a vantagem que entendo tem de existir pois é o que sustenta o jogo permanecer online? Se todos os jogadores continuam a abandonar ogame porque não podem competir? Temos malta a gastar dinheiro para jogar com bots? Penso que isto tenha de ser um tema. ter micro transações pata ter uma skin no fortnite, warzone fifas é uma coisa. Mas se o que dita quem é bom neste jogo é o dinheiro que têm para investir vejo o caso mal parado para o futuro a curto médio prazo do ogame

• Joaoraposo já foi proposto não só por mim mas por outros jogadores um univ a moda antiga, apesar da enorme concordância há sempre quem discorde, a minha proposta até foi mais além para que a GF não perca tudo e que continue a faturar e ver o porque de cada ano para ano haver menos jogadores ativos e os bons jogadores acabarem por sair, se criassem um univ sem MN mas com uma mensalidade, davam 30 dias gratuitos e ao fim desses 30 dias passariam a ter de pagar um valor simbólico, 5€ por mês por exemplo para poderem lá manter a conta e jogar sem esse pay2win que chamam de MN, ai veríamos "no meu ver claro" uma nova alma no jogo, uma experiencia, mas que com certeza mete medo a GF, é sempre um risco claro mas poderá também trazer muitos mas muitos novos jogadores, daqueles que jogaram em univ antigos e que ansiavam por algo assim para voltar ao jogo...apenas uma perspetiva!

• Virou pay to win, por isso nem vira mais jogar... Agora compensa um jogador rico que gaste seus 10.000$ do que 50 jogadores que gastam 20-50$. A conta é praticamente essa. Compensa pra eles menos jogadores que gastam mais do que mais jogadores que gastam bem menos.

O problema sera quando os poucos jogadores que tem $$ forem parando de jogar, ai eh o fim mesmo.

Na vossa opinião existe um abuso de uso de matéria negra? Comecei a jogar Ogame no universo 7 já faz uns bons anos, parei e voltei agora. Estou a deparar com uma discrepância pontual ridícula, nos 2 universos que jogo atualmente. Os universos já não têm 9 galáxias apenas 5. Cada vez menos jogadores, acredito que um dos motivos seja desmotivação geral (Qual o intuito de jogar num universo novo que já sei à partida vai ser dominado por malta que vai investir dinheiro a serio?).

Entendo que os DEVs tenham de fazer dinheiro e não ponho isso em causa. Mas como alguém que gosta do jogo acho preocupante o rumo que leva hoje em dia, eu próprio já comprei matéria negra para me dar vantagem ( é para isso que ela serve) mas não gasto nem mais um cêntimo porque o valor que posso investir não chega nem perto do valor que alguns jogadores podem dar. Obviamente todos somos livres de fazer o que queremos com o nosso dinheiro, mas penso que o jogo está a levar um caminho insustentável. Vou falando com jogadores dentro e fora da minha aliança e a opinião é unanime. Será que deve existir algum tipo de limitação para o uso de MN? Eu pessoalmente posso investir 10€ se alguém investe 20€ não me faz diferença, mas se eu invisto 10€ e alguém 1000€ eu vou gastar o dinheiro em picanha porque no ogame não compensa. Jogadores que não podem investir essas quantidades NUNCA vão conseguir competir, quanto mais os jogadores que não gastam dinheiro que é a esmagadora maioria do leque de utilizadores. Agora pergunto o Ogame vai continuar sustentável? será que impor um limite de uso de MN semanal pode ajudar a mitigar a vantagem que entendo tem de existir pois é o que sustenta o jogo permanecer online? Se todos os jogadores continuam a abandonar ogame porque não podem competir? Temos malta a gastar dinheiro para jogar com bots? Penso que isto tenha de ser um tema. ter micro transações pata ter uma skin no fortnite, warzone fifas é uma coisa. Mas se o que dita quem é bom neste jogo é o dinheiro que têm para investir vejo o caso mal parado para o futuro a curto médio prazo do ogame

Faço das suas palavras as minhas, descreveu perfeitamente, qualquer um consegue ver a situaçao decadente que estamos, a empresa tem que ver isso e dar uma soluçao pra ontem ou vai chegar num ponto destes pacotadores de mn estarem jogando apenas com Bots o que praticamente quase ja acontece e quando perceberem isso ate esses vao guivar do jogo... o fim é esse!!! Permitir um jogo antigo, estrategico e nostalgico desse chegar a Falir por causa de apenas 10 gastadores descontrolados por sever sera que compensa a medio prazo ? certeza que nao !

• A soluçao é facil... visto que é uma empresa e tem de dar lucro, o expetavel é haver cada vez mais "tarefas" facilitadas a quem meter mais guito. A proxima é um pacote para por ao segundo um WTP.. hehe ja há muitas queixas sobre um certo botao.. :D. Ainda agora tou num servidor no qual o Top1 tem mais pontos que os 6 a seguir todos somados.. mas isso é skil pois esse jogador é o tio Sam... Conselho.. fazes como eu.. mal começem a usufruir de todos os gastos metes ferias e vais para outro.. hehe abre um novo quase de mes a mes.. e la se vai o investimento todo... hehehehe e eu jogo na mesma..

• Minha opiniao. GF nao vai abdicar de lucrar em media, e isto é um valor estimado, 100 € por cada jogador cada vez que faz a promoção de MN para fazer um negocio de assinatura mensal a cobrar 10 € por jogador. iriam perder dinheiro, e a mentalidade de uma empresa é onde podemos tirar mais rendimento e nao abdicar dele.

Uma das solucoes que poderia a GF limitar um pouco do abuso da MN, era reduzir em geral os seus servidores dedicados a tantos universos, que por sinal 80 % estao as moscas. A GF deveria sim focar em fundir tudo so numa comunidade , e ter 3 ou 4 servidores ( universos abertos ) com as 3 ou 4 caracteristicas de universo diferentes, exemplo : Com ACS; Sem ACS; Com velocidade Rapida; Com velocidade lenta.

Tornava mais atrativo os universos pois em vez de jogares com 50 jogadores ativos num universo, irias ter 500 pelo menos, por cada um deles. Tornava os custos da GF mais baixo em termos de servidores, poderiam entao pensar em implementar medidas para que a medio/ longo prazo o jogo se torna-se sustentavel e apetecivel aos jogadores e com isto tambem atrair novos e velhos jogadores que abandoram o jogo por se tornar num pay 2 win

• exited variaas comunidades.. maior parte delas nao tem mais que 200 jogadores ativos na comunidade toda, depois oferecem 10 universos para 200 pessoas... anda tudo as moscas. E depois jogadores que nao querem gastar dinheiro no jogo, veem um universo sem jogadores ativos, e os ativos que ha usam MN para evoluir, desistem do jogo porque nao teem forma de competir contra esses jogadores porque nao teem alvos para abater. Nao sao as minas que vao fazer com que possam disputar um jogo no mesmo nivel que os que usam MN

• Os GOs tambem veem se aflitos, 2 ou 3 para 10 ou 12 universos controlar. Fundiam tudo no EN. Metiam 3 ou 4 universos no EN e abriam 1 universos de 6 em 6 meses, ou 12 em 12 meses. Mas so nessa comunidade. decertesa que nao veriamos 1 universo passado 2 meses aberto com 100 jogadores ativos apenas

• Minha opiniao. GF nao vai abdicar de lucrar em media, e isto é um valor estimado, 100 € por cada jogador cada vez que faz a promoção de MN para fazer um negocio de assinatura mensal a cobrar 10 € por jogador. iriam perder dinheiro, e a mentalidade de uma empresa é onde podemos tirar mais rendimento e nao abdicar dele.

Uma das solucoes que poderia a GF limitar um pouco do abuso da MN, era reduzir em geral os seus servidores dedicados a tantos universos, que por sinal 80 % estao as moscas. A GF deveria sim focar em fundir tudo so numa comunidade , e ter 3 ou 4 servidores ( universos abertos ) com as 3 ou 4 caracteristicas de universo diferentes, exemplo : Com ACS; Sem ACS; Com velocidade Rapida; Com velocidade lenta.

Tornava mais atrativo os universos pois em vez de jogares com 50 jogadores ativos num universo, irias ter 500 pelo menos, por cada um deles. Tornava os custos da GF mais baixo em termos de servidores, poderiam entao pensar em implementar medidas para que a medio/ longo prazo o jogo se torna-se sustentavel e apetecivel aos jogadores e com isto tambem atrair novos e velhos jogadores que abandoram o jogo por se tornar num pay 2 win

Um problema de fundir em tao poucos, é que o cara que gastava 2000 euros em todo servidor novo... 10, 20 vezes, vai gastar 50.000 euros em 1 so servidor... piora a situaçao. Mas é uma ideia a ser trabalhada sim.

• Nao concordo, outra situaçao que a GF podia adotar para impedir o abuso de MN, é a diferenca de pontos. Hoje em dia que diferenca faz quem atinge os 500.000 pontos ja poder ser atacado por qualquer um. esta mais que desatualizado isso com as velocidades de hoje em dia nos universos. GF alem de fundir os universos e ficar apenas com uma comunidade, atrativo para todos, nao so empresa que reduz os custos de manutencao, como para os jogadores que passam a ter universos mais ativos, poderia a GF pensar noutro sistema de jogo em diferenca de pontos, 10x mais pontos nao da para atacar jooagores inferiores. Isso iria abrandar o uso abusivo de MN, porque o jogador nao poderia atacar ninguem se tivesse 10x mais pontos que o defensor. Iria abrandar o uso da MN e tornava o jogo mais equilibrado. Uma opiniao apenas !

• Nao concordo, outra situaçao que a GF podia adotar para impedir o abuso de MN, é a diferenca de pontos. Hoje em dia que diferenca faz quem atinge os 500.000 pontos ja poder ser atacado por qualquer um. esta mais que desatualizado isso com as velocidades de hoje em dia nos universos. GF alem de fundir os universos e ficar apenas com uma comunidade, atrativo para todos, nao so empresa que reduz os custos de manutencao, como para os jogadores que passam a ter universos mais ativos, poderia a GF pensar noutro sistema de jogo em diferenca de pontos, 10x mais pontos nao da para atacar jooagores inferiores. Isso iria abrandar o uso abusivo de MN, porque o jogador nao poderia atacar ninguem se tivesse 10x mais pontos que o defensor. Iria abrandar o uso da MN e tornava o jogo mais equilibrado. Uma opiniao apenas !

esta ideia é muito boa! existe alguma maneira de ter os Admins a vir aqui dar opinião?

Gostava de saber a perspetiva deles no assunto

• Nao concordo, outra situaçao que a GF podia adotar para impedir o abuso de MN, é a diferenca de pontos. Hoje em dia que diferenca faz quem atinge os 500.000 pontos ja poder ser atacado por qualquer um. esta mais que desatualizado isso com as velocidades de hoje em dia nos universos. GF alem de fundir os universos e ficar apenas com uma comunidade, atrativo para todos, nao so empresa que reduz os custos de manutencao, como para os jogadores que passam a ter universos mais ativos, poderia a GF pensar noutro sistema de jogo em diferenca de pontos, 10x mais pontos nao da para atacar jooagores inferiores. Isso iria abrandar o uso abusivo de MN, porque o jogador nao poderia atacar ninguem se tivesse 10x mais pontos que o defensor. Iria abrandar o uso da MN e tornava o jogo mais equilibrado. Uma opiniao apenas N

Na verdade iriamos voltar ao mesmo problema, depois tinhas o pessoal do visa a chorar que n tinham alvos, estando td verdinho, os top 5 a 10 normalmente sao todos da mesma aliança dificilmente se atacam, querem alvos mais pequenos p partir sem grandes quebras.

Agradar a Deus e ao Diabo não é facil, continuo na minha, um mimo para o pessoal da velha guarda e de todos os que nem querem universos pay2win, universo a moda antiga sem MN, nem ACS´s e por mim até podiam tirar os addons também, fazer uma conta do nada sem "apoios".

Me diz 5 jogos da atualidade onde o PVP nao é paytowin, ogame nao é diferente, volte ao nintendo 64 e seja feliz

Me diz 5 jogos da atualidade onde o PVP nao é paytowin, ogame nao é diferente, volte ao nintendo 64 e seja feliz

"

Atenção que a minha intenção não é descarregar ódio a quem têm €€ para gastar, simplesmente quero perceber como pode o ogame ser mais competitivo

Não vim aqui para chorar, como disse a ideia é ter um debate para tentar melhorar o jogo.

apresentei uma questão, se não concordas comigo apresenta argumentos, sou aberto a mudar de ideias se fizeres argumentos que na minha cabeça façam sentido ;)

Bom jogo

Boa tarde a todos, deixo aqui uma questão...

BTW, ainda tens uns quantos, fortnite, LOL, Valorant, APEX, Warframe, R6 Siege, Rocket league, Age of empiers, Paladins, Darksouls, elden ring etc etc...

tens ai uns quantos que são free to play e as microtransações são maioritariamente cosmeticas ou para desbloquear personagens mais rapido por exemplo. exemplo no LOL posso desbloquear um champion mas quando interessa são 3x3. aqui posso simplesmente comprar EDMs e partir luas para complicar a vida a quem investe 10€. se eu invisto 1000€ e no meu universo o segundo jogador que mais investe mete 100€ por exemplo achas que a competição vai ser justa? é essa a minha questão

• não fui especifico né..

Mas você quer comparar LOL que tem mais de 130 milhoes de jogadores vs ogame...

sitou muitos jogos, você tem diversas opções...

• Quando tiver que pagar quer seja 1 euro ou equivalente para jogar, paro de jogar definitivamente.

Quem quer gastar para ser popular e arrotar arrogância tentando impor que é um grande jogador, não me importunam em nada.

Esta discursão de reclamar de quem paga muito ou pouco para evoluir no jogo é inútil. Já está consolidado.

Enquanto der para me divertir um pouquinho sem pagar nada, continuarei me divertindo quando surge algum tempo disponível, até porque este tempo disponível para jogos está cada vez mais escasso.

Pensem que o seu tempo, que você dedica ao jogo, também tem um valor imenso e o tempo que você gasta no jogo não retorna mais. Alguém ganha com o tempo que você gasta no jogo.

Bom jogo pessoal, pensem apenas na diversão e vivam a vida.

• Amen Phatom faço das tuas palavras minhas se n te importares! Top é isso mesmo!

Abraço e bom jogo

• CITACAO

Boa tarde a todos, deixo aqui uma questão...

EU concordo plenamente e este assunto ja foi citado por aqui... nao adianda quando se trata em dinheiro...

Somos imbecilizados,

no servidor indus existiu dois jogadores, (um deles ja se foi) que estavam com suas pontuações super discrepantes as custas omente de MN.. o universo esta vazio!!! ABANDONADO... pode ir la conferir... motivo? exto o que disseste...

e nao estao nem ai... a grana entra e o jogo perde a graça vc jga se quiser.... sera assim amigo.. que se danenossas opinioes....

é triste.. mas esta ai exata realidade que tu descreveste... EXATA!

Agradar a Deus e ao Diabo não é facil, continuo na minha, um mimo para o pessoal da velha guarda e de todos os que nem querem universos pay2win, universo a moda antiga sem MN, nem ACS´s e por mim até podiam tirar os addons também, fazer uma conta do nada sem "apoios".

sim podem retirar os mimimis... porque jogr como antes creio nunca mais faremos... este jogo ficou para o passado...

⚡O cérebro é uma coisa maravilhosa, todos deveriam ter um. ⚡

Edited 2 times, last by kikrival: EU concordo plenamente e este assunto ja foi citado por aqui... nao adianda quando se trata em dinheiro... Somos imbecilizados, no servidor indus existiu dois jogadores, um deles ja se foi) que estavam com suas pontuacoes super discrepantes as custas omente de MN.. o universo esta vazio!!! ABANDONADO... pode ir la conferir... motivo? exto o qe disseste... e nao estao nem ai... a grana entra e o jogo perde a graca vc jga se qiuizer.... sera assim amigo.. que se danenossas opinioes.... é triste.. mas esta ai exata realidade que tu descreveste... EXATA! ().

• Já lá vão uns anos desde que aqui vim...

O Ogame continua igual, há cada vez mais opções e complexidade, o público alvo deste jogo já está quase na 3ª idade (exagero), há cada vez menos jogadores, e parece-me que os problemas de base estão por resolver.

Posso estar enganado mas julgo que o principal problema está na definição de prioridades por parte da Gameforge.

Arrisco a dizer que neste momento o investimento em MN até poderá ser superior em média por jogador, no entanto tenho sérias dúvidas que as "vendas" hoje sejam superiores ao que eram há meia dúzia de anos. A isso somam-se os custos, inflação, etc, e têm a big picture dos lucros e da rentabilidade atual.

Existe um conceito chamado de utilidade marginal, e tenho sérias dúvidas que a utilidade marginal conseguida pela diversidade nas características dos uni's compense a perda no sentimento de experiência de jogo caso optassem por um sistema mais simples, mas deixo esta pergunta para especialistas que andem aqui e queiram responder.

Cada uni novo que se abre acaba por repartir o número de jogadores por plataformas que não se cruzam, enquanto que se houvesse algo mais parecido com um sistema de níveis que permite subidas e descidas (num uni único com um só tipo de características), desviaria a atenção dos que estão em baixo para a MN que se compra pelos de cima - a sua liga seria outra, um nível 2 ou um nível 3 e o objetivo seria subir, ou seja, a sua atenção iria para os líderes da sua liga, não da overall. Isto poderia obrigar a um sistema para rearranjar conjuntos de galáxias cada vez que se termina uma liga (ou que se faz um update no sobe e desce das ligas) - para manter uma separação "física" entre as ligas, julgo que haverá formas de o fazer sem haver prejuízo aos vários jogadores - os que estão numa determinada liga continuam nas mesmas posições, só tem de haver espaço para os que entram, mantendo a sua estrutura de posicionamento com alguma margem de manobra e o mesmo para os que saem, assegurando a segurança dos membros das ligas que recebem os novos jogadores também. Isto é, a experiência de jogo iria ser essencialmente percebida com base numa determinada liga e não no conjunto global de cada uni.

Relativamente à MN, a utilização de um só uni faria com que jogadores em vários unis investissem tudo num só uni e poderiam por isso investir menos no global.

O sistema de proteção de jogadores fracos (a manter-se como no passado), está ultrapassado, o sistema de ligas seria perfeito para isto - acredito que no início houvesse menos alvos para os grandes, mas muitos mais no médio/longo prazo!!!

Há 20 anos atrás, destruir uma lua era, no mínimo, complicado. As EDM eram caras para a produção diária e demoravam uma eternidade. Hoje em dia não, são relativamente rápidas e baratas para a produção diária. Como sugestão, não vejo porque não diminuir a probabilidade de destruição de lua - ao nível de MN até era um incentivo para quem gasta mais, gastar ainda mais para colmatar a dificuldade acrescida, ao mesmo tempo que confere proteção por igual a todos (sim, as luas dos que mais investem também estariam mais protegidas, mas na realidade já ninguém tenta, portanto, a diferença é sempre positiva no global)

Tudo o que está acima até pode ser absurdo aos vossos olhos, não sei.

A questão chave aqui é que quando a Gameforge colocar como prioridade a atração de novos jogadores e a sua retenção, depois encontrará um sistema de otimização das vendas sem prejuízo das anteriores a níveis extremos, como os que se verificam hoje.

Enquanto assim não for, aconselho a olhar para a idade média dos jogadores atuais e questionarem-se quem é que vão ter a jogar daqui a um ano? Pessoalmente, não tenho conhecimento de nenhum miúdo entre os 16-22 (dos que vão ao café) que jogue ou tenha interesse no Ogame.

Fica a ideia, mais uma no meio de um oceano desaproveitado.

Abraço, bom jogo a todos.

vdt