Zugzwang
QuoteZugzwang é um termo do xadrez que significa "ser forçado a fazer um movimento". Ele é usado quando um jogador está em desvantagem e qualquer movimento que faça irá piorar a sua posição. A palavra vem do alemão, onde zug significa "mover" e zwang significa "compulsão".
Continuação do ataque (WTA) em:
Quote from ExcelAgradecimento especial ao NotebooK que ficou comigo no discord o tempo todo me ajudando a organizar as ideias e garantindo que eu ficasse acordado, obrigado maninho pela parceria sempre! Isso foi um ACS nosso! hahahahhaha
Há três dias, uma dessas raras oportunidades de aplicar conceitos avançados em tempo real surgiu. Quebrei a lua do Seldin e encontrei sua frota completa em transferência. A movimentação básica era sincronizar o regresso da frota para forçar seu retorno, o que aconteceu 30 minutos antes do pouso. Como esperado, ele tentou bloquear meu phalanx... rsrsrs.
O problema? A missão de transferência tinha mais de 22 horas de duração (encontrei ela faltando apenas 3 horas para pousar), dando tempo suficiente para os 10 jogadores da "MEDO" tentarem uma resposta coordenada. A estratégia deles foi sincronizar duas vagas para crashar o próprio aliado e garantir prioridade de chegada nos segundos alocados. Em teoria, poderia funcionar... se não tivessem cometido um erro fatal.
O cronograma inicial era:
- 04:34:05 (Retorno da frota do WTP)
- 04:34:05 (Nave guia da MEDO)
- 04:34:06 (Nave guia da MEDO) > Posteriormente ACS deles
Como pode se ver acima, eles tinham a prioridade dos tempos em relação ao retorno, pois até aquele momento faltando 6 horas para o ataque, eu ainda não havia sincronizado as minhas vagas... Eles começaram a comprar frota até ter um montante para crashar ele, e faltando em torno de 04h30 para o embate, eles adicionaram as frotas no tempo 04:34:06
Certamente eles também já haviam colocado recicladores em cima de todos os tempos possíveis, então por mais que eu ainda desse um jeito de crashar, eu provavelmente não reciclaria...
A solução para isso estava no sequenciamento de ID das frotas, que é como os ataques no ogame são ordenados... O que eu fiz foi colocar algumas vagas para chegar no alvo 10 minutos antes do pouso, e então coloquei os recicladores para atingir nos tempos que eu planeja atrasar... no caso adicionei os recicladores após ter colocado as vagas guia... assim o ID da vaga guia seria menor do que o ID do reciclador, e durante o sequenciamento do segundo especifico, eu teria a ordenação correta da reciclagem do ataque. E assim foi feito, após ter os recicladores sincronizados, eu então atrasei as vagas guias, para conseguir colocar a frota para bater no mesmo segundo de retorno da frota inimiga. O problema disso é que nem sempre o ataque acaba por ser gerado quando é no mesmo segundo, por conta de bug do ogame, então para mitigar essa chance, sincronizei duas vagas no mesmo segundo, onde ambas venceriam o ataque... essa era a unica opção possível, pois se eu colocasse no mesmo segundo que eles atacariam, eu bateria no nada, uma vez que a frota deles teriam destruídos primeiro, e fora isso, perderia também o CD, pois minha frota ficaria alocada após os recicladores deles...
Após minhas sincronização, o cronograma passou a ser o seguinte:
- 04:34:05 (Retorno da frota do WTP)
- 04:34:05 (Nave guia da MEDO)
- 04:34:05 (Ataque Excel - 1º Vaga)
- 04:34:05 (Reciclador Excel - 1º Vaga)
- 04:34:05 (Ataque Excel - 2º Vaga)
- 04:34:05 (Reciclador Excel - 2º Vaga)
- 04:34:06 (ACS da propria MEDO)
Com o ataque sincronizado, analisei possíveis alvos secundários. Menos de 3h30 antes do ataque, nosso querido freguês Seldin lança 4k de EDM, mas em uma única vaga. Como ele estava na classe Coletor, sobravam apenas 5 opções de velocidade possíveis. Isso mostra muito do nivel de jogo deles kkk
Um ponto importante na historia, é que após achar a frota do Seldin no phalanx, eu fechei o sistema de retorno deles e coloquei minha móvel lá...
Legenda: Circulado em vermelho está as vagas da "MEDO", circulado em laranja está minhas vagas.
Então faltando 2h pro ataque do WTP, fiz o seguinte planejamento:
- Lançaria minhas EDM's da minha colônia fixa à 9 sistemas do alvo, para que minha colônia móvel não ficasse bloqueada de deletar por movimentação de frota.
- Já da minha colônia móvel que esta no mesmo sistema do alvo, lançaria o restante da frota, e assim que ela retornasse para a movel, transportaria tudo para a colônia fixa (de onde foram lançadas as EDM) que estava à 9 sistemas.
- Sincronizei 5 vagas de colonizadora para atingir o sistema do Semann que havia lançado as 4k de EDM's, para atingir o sistema dele logo após o tempo que eu previa que o meu transporte já estaria concluído para a colônia fixa.
- Assim que o transporte foi finalizado, deletei a colônia móvel do ataque do WTP, e apenas 2 minutos depois, a nova colônia surgiu no sistema do Semann... de imediato já obtive lua e saltei a frota, e exploradoras entregaram o deutério necessário.
- Como à frota dele só tinha 5 opções de velocidade possíveis pelos meus cálculos, sincronizei os 5 horários possíveis, e fui atacando um por um
- No meio tempo também disso tudo, aproveitei para quebrar as luas do jogador "Raaz_", que havia lançado as EDM's no Seldin para ajudar no ACS da "MEDO"... após quebrar as luas dele, encontrei tanto o regresso das 1k de EDM dele, mais uma missão transferir com 5G de frota...
- Sincronizei os ataque no "Raaz_", calculei o novo WTP nele... porem neste caso fui vencido pelo sono, mandei mensagem para ele dizendo que eu pouparia ele dessa vez, mesmo o jogador estando sincronizado em todas as vagas... neste momento já não fazia nem ideia quantas horas eu já estava acordado, e pra piorar tudo, o phalanx aconteceria em mais de 2h depois, e o novo WTP em mais de 4horas..
- Me contentei em seguir o ataque no Semann, que de longe é meu patinho preferido dentro da "MEDO"... ele tentou me ninjar com MN, mas eu também havia previsto isso, e aproveitei para garantir que ele n teria tempo hábil de seguir com o Ninja de MN...
- O jogador Semann fez mais de 100KM de pontos de uma só vez de frota, ficou decepcionado, quando eu cresci também minha frota em 86KM, só que eu já tinha na frente dele bastante frota, porem como eu estava iterando sobre cada possível tempo de retorno dele, tive de dividir minha frota em duas, pois nem sempre dava tempo de retornar a frota para lançar novamente... dessa forma meus 230KM de pontos, viraram a metade disso em cada vaga, indo para 115KM por vaga... portanto ele teria 100km de frota + os 40km da frota que estava retornando... Porem pra ele ter feito isso, ele teria que ter conseguido fazer apenas na primeira vaga que iterei, pois nas demais já havia tempo hábil para eu mandar minha frota full... Mas como eu também suspeitava que isso aconteceria, fiz um acréscimo de frota para vencer EDM (que provavelmente seria o que ele produziria), e com muito menos recurso eu conseguira crashar uma frota muito maior, uma vez que NB+DD conseguem vencer EDM com 30% menos MSU.
- Chegou então finalmente a 5º e ultima possível opção de tempo de ataque dele... o que se ouviu foi um silencio ensurdecedor... Semann crashado, duas vezes em menos de 5 dias...
Part. 1 - WTP
PS.: Não clique no botão "Como perder 5 contas de uma vez"
Em 08-02-2025 --:--:--, as seguintes frotas se encontraram em batalha:
Atacante: Excel [UNiTY]
Arma: --% | Escudo: --% | Armadura: --%
Cruzador 100.892
Nave de Batalha 477.206
Bombardeiro 4.284
Destruidor 255.613
Estrela da Morte 2.800
Interceptor 89.596
Ceifeira 441.562
Cargueiro Pequeno 290.632
Cargueiro Grande 192.768
Caça Ligeiro 857
Caça Pesado 1
Cruzador 8
Nave de Batalha 3
Nave de Colonização 4
Reciclador 126.399
Sonda de Espionagem 38.214
Destruidor 38
Estrela da Morte 1.511
Interceptor 28
Ceifeira 19.952
Exploradora 19
A vaga guia deles no mesmo segundo do meu ataque (04:34:05) não foi regressada, embora tivesse uma única unidade de nave, com a intenção exclusiva de causar lag e prejudicar meu ataque, quebrando assim a seguinte regra abaixo:
Atacante: Excel [UNiTY]
Arma: --% | Escudo: --% | Armadura: --%
Cruzador 94.742 (-6.150)
Nave de Batalha 456.390 (-20.816)
Bombardeiro 4.141 (-143)
Destruidor 247.957 (-7.656)
Estrela da Morte 2.799 (-1)
Interceptor 85.921 (-3.675)
Ceifeira 428.550 (-13.012)
:sniper: Destruido ! :rocketlauncher:
753.531.534 Metal, 506.751.759 Cristal e 256.662.306 Deutério
O(s) atacante(s) perdeu(aram) um total de 4.832.133.000 unidades.
Dano total ao(s) atacante(s) incluindo seguimentos: 4.832.133.000 unidades.
O(s) defensor(es) perdeu(aram) um total de 24.103.189.000 unidades.
Dano total ao(s) defensor(es) incluindo seguimentos: 24.103.189.000 unidades.
Um total de 2.630.136.775 metal, 1.976.849.524 cristal e 456.695.050 deutério foi reciclado após a batalha.
Nessas coordenadas espaciais, agora flutuam 7.890.410.325 metal, 5.930.548.575 cristal e 1.370.085.150 deutério.
Destroços extras causados pelo(s) seguimento(s): 0 metal, 0 cristal e 0 deutério.
O(s) atacante(s) capturou(aram) um total de 7.584.727.993 unidades.
🏆Ataque 100% reciclado🏆
Resumo de Lucros/Perdas:
Resumo de Atacante(s):
Metal: 11.517.817.767
Cristal: 8.825.060.895
Deutério: 2.664.441.730
O(s) atacante(s) obteve(ram) um lucro de 23.007.320.392 unidades.
Resumo de Defensor(es):
Metal: -16.026.623.667
Cristal: -12.213.945.796
Deutério: -3.447.347.530
O(s) defensor(es) sofreu(ram) uma perda de -31.687.916.993 unidades.