O Declínio do OGame: Como o Modelo "Pay to Win" Descaracterizou o Jogo

Caros jogadores,

Queremos relembrar que contas que não possuam Matéria Negra comprada por gastar são apagadas, após o período de inactividade. Apenas contas com Matéria Negra, são movidas para o cemitério.

A vossa equipa do OGame
  • É necessário dizer...

Desde a introdução do modelo "Pay to Win" (P2W), muitos jogadores antigos do OGame, assim como eu, sentiram uma mudança drástica que impactou negativamente a essência do jogo. Antes, o OGame era um ambiente onde estratégia, paciência e dedicação eram as chaves para o sucesso. Com o tempo, porém, o equilíbrio competitivo foi quebrado e o jogo perdeu grande parte de sua essência.

1. A perda da essência competitiva

No passado, o OGame era sobre planejamento e mérito. A evolução dependia exclusivamente de habilidades estratégicas e gestão de recursos ao longo do tempo. Com a chegada dos boosters e a possibilidade de comprar recursos e construções instantaneamente, o equilíbrio desapareceu. Jogadores que investem dinheiro real superam os demais em questão de dias, eliminando a sensação de uma competição justa.

2. Escalada desproporcional de pontos

Hoje, é comum ver jogadores acumulando milhões de pontos em poucos dias, algo impensável na era pré-P2W. Isso desvaloriza o esforço dos que jogam organicamente, afastando tanto veteranos quanto novos jogadores que não querem investir dinheiro no jogo.

3. BOTs e a automatização

Outro fator que contribuiu para o declínio é a proliferação de BOTs, que realizam tarefas automaticamente. O que antes exigia atenção constante, cálculos precisos e decisões estratégicas foi substituído por automação. Isso transformou a interação humana e o desafio em algo artificial.

4. O fim dos Hall of Fame (HOFs) memoráveis

Antigamente, os HOFs eram celebrados e representavam grandes conquistas estratégicas. Hoje, com a facilidade de "comprar" progresso, essas realizações perderam seu brilho. A comunidade que antes compartilhava esses momentos especiais também se dispersou.

5. A experiência substituída pela conveniência

O prazer de acompanhar o crescimento de seu império ao longo do tempo foi substituído por um modelo de conveniência. Jogadores que pagam para avançar rapidamente perdem a satisfação genuína de superar desafios e construir algo do zero.

6. O ciclo vicioso do Pay to Win

O modelo P2W não apenas desvaloriza as conquistas, mas também cria um ciclo vicioso onde o jogo é cada vez mais moldado para favorecer quem paga. Isso aliena os jogadores que buscam uma experiência justa e equilibrada.

7. Nostalgia e perda da comunidade

O OGame já foi um jogo com forte interação social, alianças poderosas e guerras épicas. Hoje, o jogo parece solitário e mecânico, com menos interação genuína entre os jogadores. Para muitos veteranos, o sentimento de nostalgia por um OGame mais justo e desafiador é uma prova de como o jogo mudou para pior.

Conclusão

O OGame perdeu sua essência original ao priorizar lucros sobre a experiência dos jogadores. A introdução do P2W, BOTs e a possibilidade de progresso rápido transformaram um jogo estratégico em uma corrida desigual, onde o dinheiro fala mais alto que a habilidade. Para nós, jogadores que valorizavam a forma original do jogo, o OGame como conhecíamos "morreu".

E você, também sente saudade da época em que o OGame era mais do que números e compras?

Alguntos TOPs por ai... Só pedir que envio os links hahahahah:P

• Boas, eu concordo com o que disse. Mas o Ogame vem perdendo a essência em vários pontos a muitos e muitos anos. Acredito que hoje somos poucos a jogar o old design do jogo. OGame é um jogo pouco atrativo ao público jovem, meu filho me vê jogando e acha um tédio total. É um jogo que por si só depende de tempo para aprender e evoluir.

Eu tive alguns momentos que fizeram quase parar. A mudança de fórum foi uma delas, eu como um amante do jogo, adorava ir aos ataque antigos, a época de ouro do jogo eGo vs unitY / Koiza vs FTS e tantas outras guerras. E tudo isso foi jogado fora para uma unificação que nos foi empurrada goela abaixo com o servidor português. Mudanças que são feitas, favorecem número X de pessoas e depois são desfeitas, como o mercado de frotas, o cemitério de contas que já foi de mil maneiras diferentes, e hoje não serve pra nada. Hoje a matéria negra é um ponto, mas o player que investe no pacote de recursos é o mesmo que comprava contas e sucateava na conta principal. Cara preta com 30 contas no ursa, Matt com 50. E isso pra todos verem, operadores comprados (e não, não é algo que eu suspeito, tenho provas, mas ir contra o sistema nunca foi bom). Depois a mudança da equipe toda para portugueses, a pouca voz que tínhamos hoje não existe, enquanto tickets de amigos dos operadores é respondido em 1 hora, nos esperamos por 2/3 dias. Banimentos sem fundamento algum, onde com provas que não houve nada de ilegal é mantido o ban por achismo. Com todos os defeitos que tinham, Hideki, satanás e Cia, eram uma equipe melhor para nós brasileiros.

E a última da vez, foi retirada a troca e doação de contas, a meses ficamos sem notícias, só foi retirado e se não viesse reclamar no fórum não teria a mínima explicação. E a forma como é entregue a notícia "sim, não e possível doar contas, e quem sabe um dia volte. Ou não!" Mas toma lá mais um server com características iguais pra diminuir mais ainda o número de players dos antigos.

Isso sem falar nas fusões, onde somos jogados em servers com contas de mais de 10 anos. Com 10x e pontuação. Bom, se ficar aqui o dia todo, tem pontos que fazem o Ogame estar da maneira que todos nós vemos. Infelizmente aparenta ser um caminho sem volta, o último que sair apaga a luz. :(

• Com 10x e pontuação

De que adianta ter 10 vezes mais pontuação se não se tem noção básica de jogo? Basta olhar o que aconteceu com toda a aliança RVG de Portugal, comandada pelo JIGS4W... uma verdadeira humilhação pública. Eles tinham cerca de 20 vezes a nossa frota e ainda assim foram stompados.

O grande problema de tudo isso que vocês estão mencionando tem um nome: matéria negra. Eu joguei na época de ouro do OGame, quando a eGo enfrentou a UNiTY, na que foi, sem dúvidas, a maior guerra já vista em todo o jogo. Aquela guerra foi tão grandiosa que se estendeu até o confronto contra a FuSiOn. Uma pena não termos mais o fórum antigo para relembrar esses momentos épicos. =(

Para alguns, a matéria negra pode ser uma ferramenta vantajosa, mas, como em tudo, existem excessos. Quem tem o bolso mais fundo sempre leva vantagem, mas também não adianta ter uma conta recheada de recursos e não saber o que fazer com ela... como nosso amigo BucksBunny. Além disso, a GameForge, infelizmente, parece não ter interesse em implementar um modelo de assinatura ou limitar o uso da matéria negra a itens de produção de recursos, ao invés de pacotes de recursos. Muitos outros jogos conseguem equilibrar as opções de pagamento para beneficiar o game sem prejudicar outros jogadores.

E, por fim, já deixo aqui meu abraço para todos os meus "patos" que vão dizer que eu também abuso da MN. =)

• Imagina então fazer igual o Excel que recheia suas contas de Matéria Negra e toma BAN não só em 1 Uni nem em 2, mas Sim 3 Unis kkkkkkkkk

Coloca muito dinheiro ingame se diz um bom jogador e toma ban, o que será que está acontecendo?

No Leda colocou mais frota que todos com dinheiro e viveu em MDF e agora eternizou o mdf kkkkkkkkkkkkkkk

E será que você abusa da MN? Acho que nao ta longe disso ainda, você abusa de BOT, isso sim, cada vez mais uma vergonha diferente kkkkkkk

Desrespeito pelas regras (ver perfil). - Jonymove

OIG4.sPmH6QDR8RIKCxK4WG2.?pid=ImgGn

Edited once, last by Jonymove ().

• calma NIKAOOO ...

Respira menino, assim vc tem um infarto !!! :D

Fica tranquilo, quase todo dia recebo convite para pegar uma nova conta, só para combater injustiças como as que vocês faziam no servidor. Com pouco esforço, consegui crashar sua aliança inteira e obrigar vocês a se reciclarem e respeitarem os jogadores ...

TOP 4 Solo ::: Pt: 14.936.878.000 ::: Excel [UNiTY] vs. NIKAOOO [MEDO] ::: Lt: 1.380.997.690

Atenção ao off-topic. - Jonymove

• Por que estaria ? Vocês deram tanto report na minha conta, de tantos assuntos aleatórios diferentes, que uma hora o G.A bane mesmo sem motivos :D

Inclusive vocês erraram bem o motivo do ban kkkk

• Explica isso pro moderador, vai chorar? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abuso do bot, tomo na jabiraca.

• Calma, pessoal, esta discussão saiu do foco. Podem discutir no privado o que quiserem. Sei que é atraente ficar no fórum humilhando outra pessoa na frente de todo mundo, mas não é neste tópico que deve ser feito.

• Nos últimos anos, esse jogo ogame tao adorado por muitos e odiado por outros kkkkkkkkkkk têm se tornado cada vez desanimador. No entanto, a compra de itens dentro do jogo. Embora essa prática permita que os desenvolvedores mantenham seus jogo gratuito ou lucrativo, ela pode trazer consequências negativas tanto para a comunidade quanto para a experiência geral do jogo.

Um dos principais problemas está no desbalanceamento que esses itens pagos podem causar. Na maioria dos casos (digo maioria porque tem gente que usa MNs e ainda é crashad), os jogadores que gastam dinheiro conseguem obter vantagens significativas, como itens, o mais OP de TOOODOS PACOTES e antecipaçao no tempo, acesso a recursos exclusivos. Isso cria uma divisão clara entre aqueles que podem gastar dinheiro real e aqueles que dependem apenas do progresso natural dentro do jogo. Como resultado, o conceito de "pay-to-win" (pagar para vencer) se torna predominante, desestimulando os jogadores que buscam uma experiência justa e competitiva.

Outro impacto notável é a deterioração da comunidade do jogo. Muitos jogadores se sentem desvalorizados ou frustrados ao perceber que o esforço e a habilidade são ofuscados pelo poder de compra. Em alguns casos, isso leva ao abandono do jogo ou à polarização da base de jogadores, onde quem paga domina enquanto os outros perdem interesse.

Além disso, essa prática pode gerar uma dependência perigosa HEEEEEEEEINNNNNN...

Para alguns, isso pode se transformar em um ciclo viciante e caaaaaaro Heheheheheheh

quando implementadas, as compras dentro do jogo trazer benefícios extraordinarios. As famosas MNs eram para ser itens puramente cosméticos, que não afetam a jogabilidade, permitindo que os desenvolvedores lucrem sem prejudicar o equilíbrio do jogo já que não interfere diretamente na competição ou na progressão dos jogadores.

No entanto, é fundamental que a empresas encontrem um equilíbrio saudável entre a monetização e a experiência do jogador. Quando os interesses financeiros se sobrepõem à diversão e ao equilíbrio do jogo, o impacto negativo é devastador, tanto para a reputação do jogo quanto para sua comunidade. Infelismente o CAPITALISMO NO OGAME esta cada vez mais vergonhoso e nos jogadores deveriamos BOICOTAR novos UNIS. Para assim termos alguma possivel vos da comunidades para os engravatados da GF... :thumbdown::thumbdown::thumbdown:

• Calma, pessoal, esta discussão saiu do foco. Podem discutir no privado o que quiserem. Sei que é atraente ficar no fórum humilhando outra pessoa na frente de todo mundo, mas não é neste tópico que deve ser feito.

Concordo, só reforçando o tema do post, é por causa de pessoas como o banido do Excel que o jogo perde a essência, além de colocar muita matéria negra usa bot ainda por cima. kkkkkkk

• lol os caras se acham vencedores por uma conta banida, enquanto toda a aliança deles foi destroçada e teve de reciclar a própria frota :D:D:D

• Olha o Choroooo kkkkkkkkkk, boa estratégia joga com auxilio de bot por que nao se garante e depois q toma ban ainda se acha kkkkkkk

• Falou bem MUNHRA, eu mesmo ja joguei esse jogo de maneira frenetica, ficava 16h online farmando geral pra no final do dia vir um pacoteiro e me engolir no ranking.

Hoje em dia jogo no modo fazendinha PVE, ja abandonei duas contas por desanimo, enfim esse jogo já era, o ultimo a quitar apaga a luz.

• P2W e os batoteiros, isso quando não são os dois, fizeram o jogo perder muito da sua graça, jogo desde os tempos de unis numéricos e pra mim MN deveria ser apenas para contratar os oficiais e mercador de recursos.

Jogo por teimosia mas não demora largo as contas também...

• P2W e os batoteiros, isso quando não são os dois, fizeram o jogo perder muito da sua graça, jogo desde os tempos de unis numéricos e pra mim MN deveria ser apenas para contratar os oficiais e mercador de recursos.

Jogo por teimosia mas não demora largo as contas também...

Concordo, e a acrescentar a isso temos o desinvestimento da GF no combate a batotice. Muitas vezes só se interessam em ver algo quando á uma quantidade de reports\tickets quando deveria haver uma cultura pró ativa nesse tema. É o descalabro total, só quem gosta muito do jogo é que tem aguentado mas não vai durar sempre neste clima.

• Sudha

Closed the thread.
  • Olá

Em virtude de alguns senhores não saberem respeitar o Forum e os seus utilizadores, o tópico é encerrado, temporariamente.

Assim que for possível, é feita a moderação ao mesmo e, depois reaberto.

Aproveito para lembrar que o Forum é público e é tido como um "espaço" para debates, trocas de ideias, opiniões e sugestões. Foi criado este tópico com o intuito da comunidade debater o que sente sobre o Ogame e, quem sabe, apresentar sugestões de como encontrar um equilíbrio entre o gosto de jogar e a obrigatoriedade financeira da empresa.

Lamentavelmente, temos utilizadores que acham que estão no centro do mundo Ogameano: uns porque só sabem mandar bocas, outros porque só sabem vir responder a bocas... Ambas as partes estão erradas e poluem um debate que em nada vos coloca no centro da discussão.

Respeitem os utilizadores sff.