Sugestão de Melhoria MDF - 27/10/2025

Caros jogadores,

Queremos relembrar que contas que não possuam Matéria Negra comprada por gastar são apagadas, após o período de inactividade. Apenas contas com Matéria Negra, são movidas para o cemitério.

A vossa equipa do OGame
  • Boa noite.

Gostaria de sugerir melhorias na função de modo de ferias.

Atualmente o modo férias tem duração de 48hrs podendo após esse período ser desativado e voltar a jogar normalmente.

A sugestão é continuar com as 48hrs porém adicionar um bloqueio de PvP de 6 horas ( não pode atacar e nem ser atacado )

O mdf só ser possível reativar após 12 horas

durante as primeiras 6 horas que o PvP estiver bloqueado adicionar um ícone de expectador ao lado do planeta que todos do universo poderão visualizar as naves que estão no planeta/lua

Se alguém tiver algo a acrescentar ou discordar com argumentação será bem vindo

Adobe-Express-file.jpg

• Concordo !

A ideia do bloqueio de PvP e do ícone de expectador é de uma genialidade quase poética... permite que todos contemplem, em segurança, o espetáculo das frotas paradas, brilhando sob a luz fria da galáxia, sem o risco de um ataque inconveniente. Um passo importante rumo à paz interplanetária, onde ninguém mais precisará “chorar em público” por ter sido superado no mesmo jogo que escolheu jogar.

Espero sinceramente que a comunidade abrace sua visão: um universo onde a derrota é opcional e a vulnerabilidade, uma escolha estética.

• Interessante, dá para fazer o mesmo nas contas banidas? Para contemplar o que lá está? Em segurança.. As frotas é que secalhar não vão brilhar devido a poeira de estarem há tanto tempo paradas :D:D

Chamada de Atenção (ver perfil). - BulletZ

Edited once, last by BulletZ ().

• Concordo !

A ideia do bloqueio de PvP e do ícone de expectador é de uma genialidade quase poética... permite que todos contemplem, em segurança, o espetáculo das frotas paradas, brilhando sob a luz fria da galáxia, sem o risco de um ataque inconveniente. Um passo importante rumo à paz interplanetária, onde ninguém mais precisará “chorar em público” por ter sido superado no mesmo jogo que escolheu jogar.

Espero sinceramente que a comunidade abrace sua visão: um universo onde a derrota é opcional e a vulnerabilidade, uma escolha estética.

Só está sendo balanceada, já que não tem ferramentas para combater mult contas que vivem a monitorar.

"pau que dá em Chico dá em Francisco"

Adobe-Express-file.jpg

• Boa tarde,

Bloqueio de 6horas, não pode atacar nem ser atacado. - Discordo. Acredito que podia ser colocado um cooldown é verdade, acho que 3horas era o mais sensato, para estabelecer equilibrio entre contas que usam e abusam do mdf para farmar e ser multis, mas convenhamos, um player "normal" é ingrato ficar 6horas sem poder mexer basicamente na conta em termos de ataques. Para mim, seria apenas justa, não poder atacar durante esse cooldown, mas obviamente que deve poder ser atacado. Um equilibrio entre todos os tipos de jogadores.

Visualização de frota na galaxia - Um autentico disparate digo eu. Há mais gente que usa o mdf por outros motivos, nao tem logica ser possivel ver o que quer que seja da sua frota. Por isso afirmo que nao pode atacar mas pode ser atacado. Encontrar a frota e a estrategia para derrubar alguem é trabalho ofensivo, o defensor nao tem que estar sujeito a isso, apenas por uma mecanica do jogo.

Voltar o mdf após 12h - Imprevistos acontecem, toda a gente tem o direito de colocar Mdf sempre que queira. O que deve ser mexido para balançar, são as consequencias de colocar o mdf, e nao proibir de o meter. Nao concordo com a ideia.

Bom ogame.

:!:Tarazed.pt _> Dorado.pt _> Himalia.pt:!:

• Acho que vocês esquecem somente o "FATOR HUMANO" nesse calculo ai, a partir do momento que não for mais vantajoso o MDF para quem usa como mecânica, provavelmente ele vai adaptar outro modo de jogo e estragar a experiência do jogador "normal". Correto seria criar um cenário onde não seja necessário entrar mdf para tirar vantagem. Aumento na produção talvez, a partir do momento que 3 dias produzindo sejam mais lucrativos que 3 dias em MDF somente por questão de "estratégia", deixa de ser atrativo.

• Todos que são contra a ideia é por que não entendem que Ogame é um jogo de paz…

e essa ideia nos traz mais próximos finalmente da paz universal no jogo…

Afinal por que teríamos um campo de batalha, quando podemos ter um campo de meditação?

meu voto continua sim!

Parabéns pela brilhante ideia!! Rumo a paz universal! 🥳

• A paz que vc quer é outra kkk uma grosona kkk

Agora me dirigindo aos jogadores Normais, tem que ter uma trava nessa mecânica de mdf, ninguém joga por 20min a cada 2 dias, sobre a questão de produtividade mencionada acima, tem conta podre aí em produção de recursos, porém tá com frota gigante, só sai do mdf pra encher o saco, e o pior ainda se acha, tá na cara que tem que ser mudado alguma coisa pra inibir o uso de mult conta pra esse tipo de jogada

Pode ser alterado a sugestão inicial.

Colocar um cooldown de 12hrs, tempo para se dar uma resposta pra quem está jogando de fato e não fazendo passeios como acontece hoje. Jogador sai do mdf justamente no horário que você tá off, vai lá e faz uma zona nos seus planetas e volta pra tranquilidade do mdf como se nada tivesse acontecido.

Ou aumentar o tempo de mdf para 7 dias.

Toda sugestão para melhoria nesse sistema de mdf é bem vindo.

Sem ironias por favor

Adobe-Express-file.jpg

• Volta no ponto que comentei, não é somente uma ACC, existem varias com 100kk de militar e 20kk de economia, e passam meses em MDF. E mesmo assim, uma acc normal "não" busca. Ainda acredito que seja merito do cara que no inicio do servidor, sapecou a galera e fez full frota, mas 2 meses de férias e não conseguir se aproximar. Ta desbalanceado.

• O cara sai do modo férias e farma alguém que está próximo com frota e um monte de recursos parados. Quem foi farmado já sabe que o cara de mdf nas proximidades entra esporadicamente para farmar e volta ao mdf. Quem é o culpado ? O jogo que sempre foi assim, os jogadores que sempre jogaram assim com adversários do lado ou não em mdf ou ativos, ou, o jogador negligente???

Vamos jogar o jogo, deixem o jogo como está e sejam mais cuidadosos com suas frotas e recursos. Estão estragando o jogo, e não é o jogador que entra e sai do mdf para atacar. Vamos parar de mi mi mi.

• Jogador sai do mdf justamente no horário que você tá off, vai lá e faz uma zona nos seus planetas e volta pra tranquilidade do mdf como se nada tivesse acontecido.

Você tem razão... talvez eu esteja a ver o MDF com olhos demasiadamente terrenos.

Pense bem: o jogador sai do modo férias, espalha o caos pelo universo, destrói o sossego alheio, e volta serenamente para a cápsula criogênica do MDF, como se fosse um retiro espiritual intergaláctico. É quase uma parábola moderna sobre a dualidade humana: Buda de dia, pirata à noite.

Brincadeiras à parte, talvez o problema não seja o MDF… talvez seja essa espiritualidade seletiva que só se manifesta quando o adversário está offline.

Mais uma vez reforço, voto sim para a grande proposta do pensador NazaricK, rumo à paz intergaláctica !

• Eu ainda me pergunto? vocês tem vida fora daqui, meu sapato e denuncia verificada, é chamada de atenção.... é só no cosmos nos top 100 tem umas sei lá 10 conta em MDF ou inativas fronteiras onde os grandes jogadores tem conta ativa....dentre uma delas "maksimo" apareceu sem o ícone inativo por 28 ou 7 dias ....eu só acho seguinte essas contas deveriam ser deletadas automático sem choro.....

Sem aviso prévio.....porque se já tem players como tops 20 que obviamente tem essas contas secundárias aí off pra que deixa Las atrapalhando ranking....

Do contrário pega o cemitério e coloquem todos os inativos nos universos e deixa o bagulho rolar.....

Mais quanto ao assunto aí eu estou fora....

Itajaí, SC - Brasil

• Concordo !

Sinceramente isso aqui eu li e fiquei pasmo...

Excel na sua genialidade, criou e introduziu um pensamento fabuloso....

"Brilanu sob a lâmpada fria da galaquicia".....caramba que pressão de um figurante...

Itajaí, SC - Brasil

• Olá,

Obrigada pela sugestão.

Por várias vezes ao longo dos anos, foram feitas sugestões a alterar o funcionamento do modo de férias e, até à data, as mesmas sempre foram rejeitadas pela GF.

Se houver algum sinal de abertura sobre o assunto, as Comunidades serão informadas.

• Ok Sudha Obg

Adobe-Express-file.jpg