Organização de Jogo da Máfia

Caros jogadores,

Queremos relembrar que contas que não possuam Matéria Negra comprada por gastar são apagadas, após o período de inactividade. Apenas contas com Matéria Negra, são movidas para o cemitério.

A vossa equipa do OGame
  • Olá

Que tal fazermos uma pausa de umas semanas nas máfias para ver se o pessoal volta a ganhar aquela vontade? Noto andam um bocado cansados e a jogar por jogar. Ou será impressão minha? :P

Eu gostava de preparar um Quebra Cabeças V3, mas queria que o pessoal jogasse com vontade. :)

Jogador do Cosmos.br

Ex. 6, 13, 24, Andromeda, Jupiter, Pegasus, Quantum, Hyperion e Kallisto.

• Kallisto para quando uma regra a abolir as mensagens automáticas?

Creio que o principal motivo não é a falta de vontade, mas o estilo de jogo paupérrimo que as pessoas gostam de fazer.

Que queres dizer com mensagens automáticas?

Jogador do Cosmos.br

Ex. 6, 13, 24, Andromeda, Jupiter, Pegasus, Quantum, Hyperion e Kallisto.

• Não percebi o que queres abolir, mas sou contra. Lol. Mas a falar a sério, se percebi direito é problemático. Eu posso postar "spam" como estratégia, por exemplo. Cada um posta o que entender. Cabe aos restantes pressionar ou meter na forca ou agir como acharem melhor perante esse jogador.

• Então nem é tarde nem é cedo para vos descrever o estilo de jogo do jogador mensagem automática.

O jogo é altamente baseado nesta estrutura:

• Dia 1 - Post de apresentação - Como é pessoal? Bora lá matar estes mafiosos! Hehehe
      • Dia 2 - Aldeão morto - Morreu o jogador X, é pena, em quem votamos malta?
      • Dia 2 - Ninguém morreu - Parece que ninguém morreu, porreiro! Em quem votamos malta?
    • Noite 2 - Post intermédio a avisar que não tem tido tempo
      • Dia 3 - Aldeão morto - Fogo... aquele poder dava-nos jeito. Em quem vamos hoje?
      • Dia 3 - Ninguém morreu - Bem jogado pela aldeia, conseguimos salvar uma vida. Quais são os suspeitos?
    • Noite 3 - Post intermédio a avisar que tem estado bastante ocupado devido a *inserir motivo*.
      • Dia 4 - Aldeão morto - Fogo... a aldeia começa a ficar sem poderes... ninguém tem suspeitas? Sigo a maioria!
      • Dia 4 - Ninguém morreu - Onde anda o investigador? Está na altura em enforcar os mafiosos!!!
    • Noite 4 - Pessoal o meu poder não tem grande utilidade, desculpem.
      • Dia 4 - Aldeão morto - Post básico a votar no principal suspeito.
      • Dia 4 - Ninguém morreu - Post básico a votar no principal suspeito.
    • Noite 5 - Esqueceu-se de postar e de vir à máfia.
  • Acho que acabaste de fazer um guia :D

weasel é muito difícil pautar comportamentos e mais difícil ainda penalizar.

Há malta que se inscreve e por um ou outro motivo por vezes ficam com horários mais apertados ou simplesmente perdem o interesse devido ao papel que têm a desempenhar.

Isso é notório e visível após a máfia começar.

Estão muito animados e cheios de vontade de jogar, mas quando têm um papel pouco poderoso ou mesmo sem poder, a vontade desvanece.

Cada caso é um caso e há que numa primeira instância perceber o motivo. Se não há motivo válido talvez o melhor seja falar com o jogador em questão. Na minha última máfia, todos tinham poderes e um dos aldeões fez birra e deixou de jogar.

Como disse, e bem, o ZmeryDwagon é apertar com ele in máfia e perceber,pode ser estratégia...

Quanto ao organizador pode fazer uma nota e numa próxima máfia, em caso extremo, esse jogador é excluído.

...be good...

:evil::saint:

GA: OGAME BR & PT

👽

• Aquilo é um caso extremo. Mas não anda tão longe de algumas realidades quanto isso. Mas se um jogador for repetente nesse comportamento, a solução poderá passar por não o deixar jogar. Mas não é fácil de implementar como regra. E há que distinguir estar estrategicamente calado e a seguir manada de "vir picar o ponto" e não contribuir nada. Mas entendo a ideia e, agora que percebi o que o weasel quis dizer, não me oponho tanto como dei a entender. Mas em última análise cada caso é um caso e cabe ao organizador decidir se entende que jogador X tem ou não "condições" para se inscrever. O que é polémico porque o fórum é de acesso público e, não sendo uma regra escrita, barrar o acesso a um tópico a alguém não é muito "democrático" e inclusivo. Preso por ter cão e por não ter. Mas tenho 2 nomes em mente (não vou dizer quem que não vem sequer ao caso) que por vontade minha ficavam umas edições a assistir da bancada porque parece que se esquecem que se inscreveram quando estão em jogo.

E já estou a argumentar contra mim mesmo, deve ser sono.

• weasel concordo com a tua ideia mas isto é uma questão de mentalidade, de vontade de aprender e querer fazer mais a cada jogo.

Eu falo por mim, única e exclusivamente, já tinha lido uma ou duas máfias e a coisa sempre me pareceu estranha e sem nexo. E na primeira que joguei, com todo o apoio e mais algum, só no final é que comecei a ligar os pontos.

E tenho tentado aprender a cada uma que jogo. E vou continuar a aprender.

Mas há pessoal e, novamente é uma opinião própria, que quer jogar a máfia apenas para ver se é mafioso; há pessoal que tendo um poder menos activo, desanima.. não entendem que a máfia é um TODO. Cada um desempenha um papel, e sendo o seu poder activo ou passivo, se existe é porque alguma importância. TODOS os papeis são importantes e nenhum é mais importante que o dos outros.

Ter uma máfia com 15/20 participantes é óptimo porque nos obriga a pensar mais...mas se desses só 5 são activos no tópico, então acho que mais vale jogarem poucos mas com vontade do que muitos e nada.

• Percebo que gostem de ser politicamente corretos, mas enquanto não houver uma medida rígida para este tipo anti-jogo, irá permanecer em todas as edições, como todos temos vindo a ver.

Ultimamente vê-se mais que uma pessoa por máfia a usar esta abordagem, e a meu ver, não passa de uma falta de respeito a todos os outros jogadores, assim como ao organizador que dedicou-se e perdeu tempo a construir uma edição, para depois ver estas prestações miseráveis que acabam por afetar por completo o jogo de todos.

• Bom dia a todos.

Antes de mais peço desculpa pelo meu "desaparecimento". Efectivamente estamos numa altura complicada e, por isso, vi-me forçada a tomar medidas para protecção dos meus :P E antes que tenham ideias estranhas, não, não estive doente (graças a Deus!).

Passando à frente, estou de volta lol

Estive a ler estes últimos posts e concordo quer com o Kallisto quer com o weasel. Porque um comportamento exarceba o outro. Ou seja, uma pessoa começa a jogar máfias non-stop e chega a um ponto, seja por cansaço/jogos que correram mal/picardias anteriores, começa a entrar em modo "marcar presença". Depois queixam-se que ninguém sabe jogar e perde-se estupidamente ou ganham por sorte e volta ao início. É um ciclo vicioso.

Se há situações em que efectivamente a pessoa tinha disponibilidade e ficou sem disponibilidade? Claro que há. E aqui é um pau de dois bicos: desistem para não prejudicar ou fazem os mínimos para não prejudicar? Já estive nesta situação e não é fácil decidir.

Alguém por aí falou em birras e acho, na minha opinião, que este é o principal culpado de algum mau estar. "Ah e tal não jogo com X", "Y é mafioso e ninguém acredita em mim", "Se Z não for mafioso eu desisto ou enforquem-me", "Não tenho um poder OP por isso não jogo", "Estão a chamar-me mentiroo e a minha honra é sagrada"... Malta isto é um jogo de mentira e dessimulação. Há limites, claro, mas quando se inscrevem, independentemente do que ocorra, não se esqueçam que isto é um jogo e o principal objectivo é (ou deveria ser) a diversão. Quem organiza perde dias ou semanas a planear tudo e a ver e rever poderes e mecânicas para que tudo fique equilibrado, e depois às vezes ter edições estragadas por birras é frustrante.

E pronto, acho que já escrevi demais mas tinha saudades da net <3