+10% tamanho planeta
Noto que esta vantagens não se encontra adequadamente apreendida por parte dos jogadores. Muitos pensam que este ponto implica um aumento de 10% no número de campos do planeta.
O número de campos de um planeta é determinado pelo seu diâmetro. Sendo no diâmetro dos planetas que a classe descobridora vê o seu efeitos. Resultado: cerca de 20% de aumento no número de campos de um descobridor.
Neste link poderão ter mais informações relativamente ao número de campos das várias classes em várias situações de bónus (+10, +25 e +30 campos).
Para ilustrar esta situação vou retirar do link de cima duas tabelas.
No slot 8, o máximo de campos sem bónus, a média do tamanho de planeta sobe de 204 para 246 (+42) com os campos máximos a passarem de 252 para 304 (+52). Se reparem no diâmetro, a diferença da média é de realmente os 10%.
Mais ganhos em Expedições bem-sucedidas
O Ogame é um conjunto de fórmulas matemáticas e probabilidades. Contudo, neste caso especifico as fórmulas por detrás das expedições não são conhecidas. Contudo, há um estudo francês disponível no fórum do UK que avalia esta problemática dos resultados das expedições e em termos genéricos. E as proporção são mais ou menos estas:
- 30% recursos
- 15% naves
- 24% nada
- 7% atraso naves
- 3% adiantamento naves
- 7% matéria negra
- 4% item
- 0.6% mercador
- 6% Piratas
- 3% Aliens
- 0.4% Buraco Negro
As percentagens de resultados não variam entre classes. O que varia é o lucro de cada um desses resultados, em função desta descrição do explorador.
É possível calcularmos os ganhos de recursos e frota numa expedição se usarmos um simulador de expedições. As variáveis em jogo são as seguintes:
- Pontuação do jogador top 1
- Velocidade de economia do universo
- Se é ou não incluída a exploradora
- Classe
Deixo-vos agora um pequeno comparativo elaborado segundo o simulador acima mencionado para um universo com economia 7x e o top1 com mais de 100 milhões de pontos. Aqui podem ver a diferença avassaladora entre Descobridor e Coleccionador
Com exploradora |
Sem exploradora |
|
Descobridor | Metal: 105M Cristal: 52.5M Deutério: 35M MN: 3.8k |
Metal: 52.5M Cristal: 25.25M Deutério: 17.5M MN: 1.8k |
Coleccionador |
Metal: 10M Cristal: 5M Deutério: 3.33M MN: 3.6k |
Metal: 5M Cristal: 2.5M Deutério: 1.66M MN: 1.8k |
Relativamente ao recursos e ao ganho máximo é preciso ter atenção a um ponto: o ganho obtido em termos de recursos é influenciado pela capacidade de transporte da frota enviada, pelo que convêm usar o simulador para ver o máximo de recursos que se pode lucrar de forma a garantir que existe capacidade de carga para transportar tudo.
Nas expedições também se pode ganhar frota, neste o lucro obtido relaciona-se com a integridade estrutural. Contudo, dependendo da nave pesada que se envia (basta 1 para haver efeito), o perfil de ganhos é igualmente diferente. Mais uma vez, o simulador de expedições mencionado ajuda nesta escolha.
Assim, e a título exemplificativo, o envio de uma nave de batalha vai permitir ganhar todas as naves até ao interceptor (com predomínio de cargueiros pequenos e grandes, caças ligeiros e pesados, cruzadores). Por outro lado, o envio de destruidor permite obter todas as naves do jogo excepto nave de colonização, reciclador e estrela da morte.
Conselho
Se pretenderem construir uma frota "a sério" usem destruidor para receberem frota pesada, incluindo ceifeiras.
Se pretenderem construir uma frota para expedições usem nave de batalha para receberem frota leve para irem substituindo a que vão perdendo.
Farm de Aliens e Piratas
Na prática esta actividade consiste em enviar elevado número de expedições por dia no sentido de obter um resultado dentro dos 9% em que se encontra piratas ou aliens.
Os piratas/aliens subdividem-se em 3 categorias: fracos, médios e fortes. Esta subdivisão relaciona-se com a percentagem de frota e relação com as nossas tecs de combate. Mais uma vez não existem dados concretos mas aponta-se em números redondos para 60% fracos, 20% médios e 10% fortes.
Os piratas/aliens vão mimetizar a nossa frota e vão combater com as nossas naves. O descobridor tem uma percentagem de CD superior às outras classes (20% em vez de 10%), pelo que é a única classe em que é lucrativo farmar piratas/aliens. Ao não estar limitado o debris das batalhas é possível gerar lucros de milhares de milhões de uma só vez.
Outra característica importante é o facto de apenas o descobridor ver os CD no slot 16, pelo que poderá, à semelhança de um ataque normal, roubar a reciclagem alheia.
Melhor frota para expedições
A melhor frota para expedições é a melhor frota para farmar aliens/piratas, já que é aí que os lucros são exponenciais e ilimitados.
Primeiro objectivo é garantir que conseguimos trazer o máximo de recursos. Ou seja precisamos de cargueiros. Mas que cargos? Cargos grandes. Tendo maior capacidade de carga e resistência são os mais indicados.
Mas e para farmar aliens/piratas precisamos de naves de combate, sendo melhores inicialmente caças ligeiros e depois interceptores e mais remotamente as exploradoras.
Caças ligeiros
São mais baratos para o início. Melhor relação qualidade preço.
Interceptors
Melhor nave para o late game.
Armas baixas/escudo alto, logo menos perdas potenciais nos combates.
Uma frota de interceptors é substituída em cerca de 10% do tempo relativamente a uma frota de caças e cargas (quando temos uma frota milhões para substituir após um buraco negro, esta questão do tempo é fundamental).
Baixo consumo de deutério.
Gera debris com elevada percentagem de cristal.
Exploradoras
Armas baixas/escudo alto, logo menos perdas potenciais nos combates.
Gera debris com elevada percentagem de cristal.
Consumo proporcionalmente elevado de deutério que desaconselha a sua utilização massiva nas expedições.
Eventos catastróficos
Neste momento e daquilo que conheço há 3 eventos que podem condicionar a perda total (quase total) da frota enviada numa expedição:
- Buraco negro
- Aliens fortes
- Núcleo da nave principal que explode
Apesar de as expedições serem muito lucrativas, falar de expedições é igualmente falar de perdas, pelo que é importante ter atenção a alguns pormenores na construção da frota para expedições:
- Não inventar: se a melhor combinação é 1 cargueiro grande : 2 caças ligeiros + exploradora + sonda + nave pesada, então devo usá-lo.
- Enviar frotas sempre iguais/semelhantes. O envio de uma super-frota pode significar um lucro enorme ou um prejuízo gigantesco.
- Não enviar toda a frota em expedições, deixar uma pequena frota para colmatar perdas parciais ou completas.
Expedições Civis e Expedições Militares
Objectivos | Utilidade | Frota | |
Civis | Obter recursos e naves |
Pouca disponibilidade para reciclar (por exemplo durante o trabalho) Destroços gerados pelos combates são diminutos |
Cargueiros grandes + nave pesada à escolha + exploradora + sonda de espionagem NB: dever-se-á enviar frota limitada ao número de cargueiros necessários para transportar todos os recursos. |
Militares | Combater piratas/aliens (Também se ganha recursos e naves) |
Disponibilidade para reciclar destroços. É gerada elevada quantidade de destroços. |
Cargueiros grandes + caças ligeiros (rácio 1:2) + nave pesada à escolha + exploradora + sonda de espionagem NB: dever-se-á enviar o máximo de frota possível de forma responsável de forma a eventualmente gerar o maior CD possível |