Descobridor - algumas notas

Caros jogadores,

Queremos relembrar que contas que não possuam Matéria Negra comprada por gastar são apagadas, após o período de inactividade. Apenas contas com Matéria Negra, são movidas para o cemitério.


A vossa equipa do OGame
  • +10% tamanho planeta


    Noto que esta vantagens não se encontra adequadamente apreendida por parte dos jogadores. Muitos pensam que este ponto implica um aumento de 10% no número de campos do planeta.


    O número de campos de um planeta é determinado pelo seu diâmetro. Sendo no diâmetro dos planetas que a classe descobridora vê o seu efeitos. Resultado: cerca de 20% de aumento no número de campos de um descobridor.


    Neste link poderão ter mais informações relativamente ao número de campos das várias classes em várias situações de bónus (+10, +25 e +30 campos).


    Para ilustrar esta situação vou retirar do link de cima duas tabelas.


    6m9c.png



    ei0g.png


    No slot 8, o máximo de campos sem bónus, a média do tamanho de planeta sobe de 204 para 246 (+42) com os campos máximos a passarem de 252 para 304 (+52). Se reparem no diâmetro, a diferença da média é de realmente os 10%.



    Mais ganhos em Expedições bem-sucedidas


    O Ogame é um conjunto de fórmulas matemáticas e probabilidades. Contudo, neste caso especifico as fórmulas por detrás das expedições não são conhecidas. Contudo, há um estudo francês disponível no fórum do UK que avalia esta problemática dos resultados das expedições e em termos genéricos. E as proporção são mais ou menos estas:

    • 30% recursos
    • 15% naves
    • 24% nada
    • 7% atraso naves
    • 3% adiantamento naves
    • 7% matéria negra
    • 4% item
    • 0.6% mercador
    • 6% Piratas
    • 3% Aliens
    • 0.4% Buraco Negro


    As percentagens de resultados não variam entre classes. O que varia é o lucro de cada um desses resultados, em função desta descrição do explorador.


    É possível calcularmos os ganhos de recursos e frota numa expedição se usarmos um simulador de expedições. As variáveis em jogo são as seguintes:

    • Pontuação do jogador top 1
    • Velocidade de economia do universo
    • Se é ou não incluída a exploradora
    • Classe

    Deixo-vos agora um pequeno comparativo elaborado segundo o simulador acima mencionado para um universo com economia 7x e o top1 com mais de 100 milhões de pontos. Aqui podem ver a diferença avassaladora entre Descobridor e Coleccionador


    Com exploradora
    Sem exploradora
    Descobridor Metal: 105M
    Cristal: 52.5M
    Deutério: 35M
    MN: 3.8k
    Metal: 52.5M
    Cristal: 25.25M
    Deutério: 17.5M
    MN: 1.8k

    Coleccionador
    Metal: 10M
    Cristal: 5M
    Deutério: 3.33M
    MN: 3.6k
    Metal: 5M
    Cristal: 2.5M
    Deutério: 1.66M
    MN: 1.8k


    Relativamente ao recursos e ao ganho máximo é preciso ter atenção a um ponto: o ganho obtido em termos de recursos é influenciado pela capacidade de transporte da frota enviada, pelo que convêm usar o simulador para ver o máximo de recursos que se pode lucrar de forma a garantir que existe capacidade de carga para transportar tudo.


    Nas expedições também se pode ganhar frota, neste o lucro obtido relaciona-se com a integridade estrutural. Contudo, dependendo da nave pesada que se envia (basta 1 para haver efeito), o perfil de ganhos é igualmente diferente. Mais uma vez, o simulador de expedições mencionado ajuda nesta escolha.


    Assim, e a título exemplificativo, o envio de uma nave de batalha vai permitir ganhar todas as naves até ao interceptor (com predomínio de cargueiros pequenos e grandes, caças ligeiros e pesados, cruzadores). Por outro lado, o envio de destruidor permite obter todas as naves do jogo excepto nave de colonização, reciclador e estrela da morte.


    Conselho

    Se pretenderem construir uma frota "a sério" usem destruidor para receberem frota pesada, incluindo ceifeiras.

    Se pretenderem construir uma frota para expedições usem nave de batalha para receberem frota leve para irem substituindo a que vão perdendo.


    Farm de Aliens e Piratas


    Na prática esta actividade consiste em enviar elevado número de expedições por dia no sentido de obter um resultado dentro dos 9% em que se encontra piratas ou aliens.


    Os piratas/aliens subdividem-se em 3 categorias: fracos, médios e fortes. Esta subdivisão relaciona-se com a percentagem de frota e relação com as nossas tecs de combate. Mais uma vez não existem dados concretos mas aponta-se em números redondos para 60% fracos, 20% médios e 10% fortes.


    Os piratas/aliens vão mimetizar a nossa frota e vão combater com as nossas naves. O descobridor tem uma percentagem de CD superior às outras classes (20% em vez de 10%), pelo que é a única classe em que é lucrativo farmar piratas/aliens. Ao não estar limitado o debris das batalhas é possível gerar lucros de milhares de milhões de uma só vez.


    Outra característica importante é o facto de apenas o descobridor ver os CD no slot 16, pelo que poderá, à semelhança de um ataque normal, roubar a reciclagem alheia.


    Melhor frota para expedições


    A melhor frota para expedições é a melhor frota para farmar aliens/piratas, já que é aí que os lucros são exponenciais e ilimitados.


    Primeiro objectivo é garantir que conseguimos trazer o máximo de recursos. Ou seja precisamos de cargueiros. Mas que cargos? Cargos grandes. Tendo maior capacidade de carga e resistência são os mais indicados.


    Mas e para farmar aliens/piratas precisamos de naves de combate, sendo melhores inicialmente caças ligeiros e depois interceptores e mais remotamente as exploradoras.


    Caças ligeiros

    São mais baratos para o início. Melhor relação qualidade preço.


    Interceptors

    Melhor nave para o late game.

    Armas baixas/escudo alto, logo menos perdas potenciais nos combates.

    Uma frota de interceptors é substituída em cerca de 10% do tempo relativamente a uma frota de caças e cargas (quando temos uma frota milhões para substituir após um buraco negro, esta questão do tempo é fundamental).

    Baixo consumo de deutério.

    Gera debris com elevada percentagem de cristal.


    Exploradoras

    Armas baixas/escudo alto, logo menos perdas potenciais nos combates.

    Gera debris com elevada percentagem de cristal.

    Consumo proporcionalmente elevado de deutério que desaconselha a sua utilização massiva nas expedições.


    Eventos catastróficos


    Neste momento e daquilo que conheço há 3 eventos que podem condicionar a perda total (quase total) da frota enviada numa expedição:

    1. Buraco negro
    2. Aliens fortes
    3. Núcleo da nave principal que explode

    Apesar de as expedições serem muito lucrativas, falar de expedições é igualmente falar de perdas, pelo que é importante ter atenção a alguns pormenores na construção da frota para expedições:

    • Não inventar: se a melhor combinação é 1 cargueiro grande : 2 caças ligeiros + exploradora + sonda + nave pesada, então devo usá-lo.
    • Enviar frotas sempre iguais/semelhantes. O envio de uma super-frota pode significar um lucro enorme ou um prejuízo gigantesco.
    • Não enviar toda a frota em expedições, deixar uma pequena frota para colmatar perdas parciais ou completas.

    Expedições Civis e Expedições Militares

    Objectivos Utilidade Frota
    Civis Obter recursos e naves
    Pouca disponibilidade para reciclar (por exemplo durante o trabalho)
    Destroços gerados pelos combates são diminutos
    Cargueiros grandes + nave pesada à escolha + exploradora + sonda de espionagem

    NB: dever-se-á enviar frota limitada ao número de cargueiros necessários para transportar todos os recursos.
    Militares Combater piratas/aliens
    (Também se ganha recursos e naves)
    Disponibilidade para reciclar destroços. É gerada elevada quantidade de destroços.
    Cargueiros grandes + caças ligeiros (rácio 1:2) + nave pesada à escolha + exploradora + sonda de espionagem

    NB: dever-se-á enviar o máximo de frota possível de forma responsável de forma a eventualmente gerar o maior CD possível


    Edited 2 times, last by Romeu ().

  • Muito bom artigo


    Racio de ir aos piratas a meu ver, o melhor racio e' 3:1 CL e cargo pequeno. (mais vantajoso em termos de investimento)


    O melhor que podes enviar serao inters solo (apenas com sonda e exploradora - podes enviar 1 cargo grande para baixar o consumo de deuta).



    Em suma, bom artigo de investigacao! Precisamos de mais deste tipo!

    Edited once, last by Hedinho ().

  • O melhor rácio testado e comprovado para as expedições é 2 Caças Ligeiros para 1 Cargueiro Grande.


    Não me perguntem como sei, nunca fiz uma expedição na vida.

  • Fica a pergunta...


    Q será do Ogame?


    The End

    Epah, calma.


    O jogo evoluiu para outro nivel que muitos outros jogos tem.


    PvP e PvE


    Isto abre espaco para novas ideias como arenas, combates 1v1, etc. Nao podemos ver sempre o copo meio vazio.

  • Fica a pergunta...


    Q será do Ogame?


    The End

    o ogame ja nao é aquele jogo de a 10 anos; ha que evoluir e adaptar se a nova realidade; De que serve estar sempre a bater na mesma tecla? sempre o mesmo blabla; a comunidade portuguesa é sempre a do tipico ze povinho, sempre a reclamar e a espera do d. sebastiao;

    Esta nova perspectiva com as classes, foi uma alteraçao muito interessante; claro que ha espaço para ser trabalhada, mas o jogo esta em constante mutaçao; aproveita este topico para tirar o maximo proveito desta classe é o descobridor

    :cargog::edm::cargog:

  • Parabéns pelo trabalho de partilhar este conhecimento por cá. Este fórum precisa de mais tópicos como esse.:thumbup:


    Aproveito para convidar quem quiser, a fazer guias semelhantes de outras temáticas. Eu próprio em tempos fiz vários, mas hoje sou demasiado noob para isso. ^^


    Jogador do Cosmos.br

    Ex. 6, 13, 24, Andromeda, Jupiter, Pegasus, Quantum, Hyperion e Kallisto.

  • Nah, não uses cargueiros pequenos... Nem com os CLs nem em expedições apenas de cargueiros, acabas por ter perdas desnecessárias que não terias com cargueiros grandes.
    Discordo na parte dos Intercps serem a melhor nave, tal como muitos discordavam no post do .org que também acompanho.
    O lucro entre CLs+CGs ou Inters é semelhante, com a diferença de não se reciclar o deutério dos inters e ainda ficar mais cara a recuperação em caso de buraco negro.

    Parabéns pelo post, está muito fixe e esclarece quem ainda tinha dúvidas!

  • O objectivo dos inters é baixar exactamente o tempo de exploracao lol se metes o cargo para baixar o consumo de uma nave que ja tem um consumo baixo, vais destruir todo o sentido de fazer exploracoes de inters lol

  • Em relação ao inter percebo que é vantajoso pelo baixo consumo de deutas , e nos combates a nao ser que seja contra extraterrestres poucos perdemos portanto o custo de reposição é baixissimo e no caso dos caças ou usamos detroids ou então ficamos com as nanites entupidas em todo o lado. O problema dos inters é se nos calha um buraco negro o deutas que consumimos nas expediçoes militares não nos deixa grandes reservas para estar a canalizar para outras expediçoes e a repor em inters, se bem que podemos sempre usar o mercador ou trocas.

    Em relação ao cargo peq/ grande dou preferencia ao grande constato ter muito menos perdas a usar o grande .


    Parabéns pelo artigo tudo explicado ;)

  • Na minha opinião... tudo caso pensado... classes novas... muito lucro nas expedições... logo aumentaram as incidências de buraco negro, mesmo assim continua gerando bons lucros.

    Porem se notarem, os eventos de MN são mais constantes, e os de itens que eram a cada 2 meses, jaja estarão semanais...

    GF da o lucro, e os tira, até você reconstruir tudo sem uso de MN e ou itens, os lucros diminuem ( cd dos combates ) , até recuperar o que foi perdido no BN, demora...

    Você fica bitolado, e acha que precisa de mais cls para correr atrás do prejuízo, sendo que na verdade não existe prejuízo, São recursos gerado nos combates, quantias que são totalmente incoerentes, comparando com os benefícios das outras classes...
    GF não trouxe melhorias, trouxe métodos de retirar mais $$ dos jogadores.

    Bom, infelizmente ou felizmente,,, sei lá... ainda brinco por ai com os amigos... mas ogame já era rs ...

    Scripts antigos, códigos antigos, sistema velho... nada é possível, teriam re refazer todo o jogo e isso toma tempo e $$ ... e como eles tem vários jogos, entra $$ para todo lado... dane se... importante é lucrar...

    Que começe o mimimi

  • Bem desde que mudei da classe colecionador para a descobridor que é só fazer grandes lucros quer com combates quer com recursos encontrados.


    Até agora ainda não sofri nenhum evento perda total expedição já levei algumas x com aliens muito agressivos mas mesmo assim compensa ao ir reciclar ;)


    Sem duvida a melhor classe a descobridor mesmo tendo o uiverso em que jogo ter aumentado a eco de 4x para 6x

    Capella Hyperion e Nusakan

    ex-U7, Kassiopeia, Pegasus e Betelgeuse


  • CL Cargueiro Pequenos melhor racio? Estas completamente errado, CG é em todos os aspetos mais vantajoso, digo-te mais, és o primeiro player que vejo ter uma afirmação semelhante.


    Outra situação que não percebi foi o porque de adicionar um CG a uma Expedição de Interceptores, neste aspeto concordo em absoluto com o comentário do vANNE[R] simplesmente não faz sentido.


    Já sigo o Post no forum do UK porque jogo la, muito obrigado por teres traduzido e partilhado com a malta toda a ajuda é importante no tema das Expedições.

  • Já tinha dito isso num post atrás e ainda me gozaram :D:D:D


    unknown.png

  • Tem tudo haver com as specs do uni onde jogas.


    vANNE[R] meter 1 CG numa exploracao de inters se o uni for x1 ou x2 frota e com consumo de deuta 1, poupas imenso e nao poupas assim tantas viagens.


    Os cargos pequenos e' uma ideia que nao e' so' minha.

    Se frequentas o .org vais ver que existe imensos jogadores a fazer isso, principalmente em unis com frota x5 ou superior.


  • Sendo assim obrigado pelo esclarecimento, mas como te disse jogo no ORG no server Uriel, e pelas conversas que já tive e posts que já participei 99% da preferência a C Grandes, nunca estive em nenhum server com velocidade superior a 3x Frota depois do update por isso não vou contradizer te, agradeço te a informação e talvez faça uns testes com C Pequenos para testar melhor esta situação.


    Bom jogo

  • Dizes e contradizes-te em duas linhas.


    Unis x1 e x2 ou unis x5 ?


    Quanto maior for a velocidade de frota menos diferença faz. Agora em x2 ? Faz muita diferença... a diferença de mandares mais 3 sets de 8 exploraçoes por dia.


    3 * 8 = 24


    em 15 dias sao mais 240 exploracoes que fazes (sim disse 15 dias pq as exploracoes as vezes sofrem atrasos, e ja tou a contabilizar alguns atrasos e portanto em vez de fazer a 10 dias aumentei o range). Eu tenho uma média de 10 piratas a cada 100 exploracoes, ora 240 dá-me mais 24 piratas. Mas se tu dizes que nao faz diferença e os génios britânicos também dizem, quem sou eu para contrariar.